top of page

Prefeitura lança Prêmio IDEIA para valorizar práticas pedagógicas inovadoras


Estudantes e educadores devem ser inscrever no site; Prêmios incluem intercâmbio internacional, celulares, tablets e notebooks


Para reconhecer e incentivar iniciativas inovadoras na educação básica, a Prefeitura de Guarujá, em conjunto com o Grupo Tribuna, lança o Prêmio IDEIA. O projeto dará visibilidade às práticas pedagógicas mais inspiradoras do Município, com premiações que vão desde intercâmbios internacionais para alunos a aparelhos eletrônicos. Interessados devem se inscrever no site www.atribuna.com.br/premioideia, até 10 de outubro.

O objetivo é premiar as melhores práticas e gerar impacto sustentável nas escolas e criar um ambiente digital onde essas práticas fiquem visíveis e possam ser replicadas na rede de ensino. A iniciativa integra o Programa Guarujá: cidade educadora e está alinhada à diretriz de ensino da Secretaria Municipal de Educação sobre o fortalecimento da formação e valorização de educadores.

O prêmio contará com oito categorias, sendo seis destinadas a educadores e duas voltadas a estudantes. Os projetos dos alunos serão divididos por faixa etária: Ideia Jovem A (maiores de 15 anos e menores de 18 anos) e Ideia Jovem B (até 14 anos).

Já os profissionais da educação podem inscrever seus projetos nas categorias: Desenvolvimento Socioemocional e Cidadania; Diversidade, Equidade e Inclusão; Educação Ambiental e Sustentabilidade; Empreendedorismo e Educação Financeira; Promoção da Alfabetização e Leitura e Uso da Tecnologia da Educação.


Quem pode participar


Profissionais que atuam em escolas públicas municipais, incluindo professores, supervisores, coordenadores, diretores, bibliotecários, inspetores, merendeiras, guardas, auxiliares e demais colaboradores. Estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas municipais.


Como participar


Ao acessar o site, o participante deverá preencher o formulário de inscrição (Google Forms), informando dados pessoais, a categoria escolhida, um breve relato sobre o projeto e anexando o arquivo do projeto, que pode incluir imagens e outros materiais de apoio. Para menores de 18 anos, é obrigatório anexar também o termo de responsabilidade assinado pelo responsável legal.

Após o envio, os projetos serão automaticamente direcionados à Comissão Avaliadora do Prêmio IDEIA, responsável pela análise e seleção dos trabalhos.


Dinâmica


Após a inscrição, os projetos serão avaliados por um júri composto por representantes do Rotary Internacional; educadores e especialistas em inovação na educação; empresários do setor educacional e tecnológico; autoridades da área da educação e representantes da sociedade civil e de ONGs.

A comissão analisará as iniciativas com base em critérios como inovação, criatividade, impacto na aprendizagem, envolvimento com a comunidade, sustentabilidade e aplicabilidade.


Premiação

Na categoria Jovens IDEIAS, destinada às estudantes de 15 a 18 anos, serão ofertados três intercâmbios internacionais. Em relação às categorias de educadores, os três primeiros colocados ganharão celulares, tablets e notebooks.


 
 
 

Comentários


bottom of page