top of page

Guarujá reduz criminalidade e amplia ações para temporada de verão

Criar memórias afetivas e marcar de forma positiva a experiência de turistas, veranistas e moradores que passarão a temporada mais quente do ano no Guarujá - município paulista que conta com 27 praias - 95% delas próprias para o banho durante o ano todo.

Essa é a proposta do projeto "Guarujá, Seu Amor no Verão", iniciativa da prefeitura que reúne ações para garantir uma cidade mais segura, limpa e organizada durante o período de férias — deixando que o protagonismo seja apenas das praias, da cultura e do lazer.

Entre as prioridades do programa está o reforço à segurança pública.

O investimento em policiamento e inteligência vem apresentando resultados expressivos e será ampliado na alta temporada. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, entre janeiro e A setembro houve queda de 59% nos homicídios e de 24% nos roubos, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Diante desses resultados, a Operação Ocupação, que acaba de completar seis meses, será integrada à Operação Verão. A cidade contará com o apoio de mais 500 policiais militares, que atuarão junto aos 345 guardas municipais já em serviço. O helicóptero Águia também terá presença constante e ficará baseado na praça Horácio

Lafer, na Enseada.

A estratégia inclui, ainda, investimento em tecnologia e infraestrutura urbana. O município opera um sistema com mais de 2 mil câmeras - 200 delas na região central —, além de drones e radares capazes de identificar veículos suspeitos.

"Certamente, a união das duas operações (Ocupação e Verão), com mais de 800 homens e mulheres armados e treinados, além do monitoramento por drones e radares interligados ao Muralha

Paulista, vão garantir que Guarujá seja a cidade com mais segurança do litoral paulista. Esse é o nosso maior objetivo. Os números registram quedas, mas queremos mais segurança sempre", afirma a prefeitura.

A prefeitura também reforçou a iluminação de importantes avenidas e trechos de praia. Locais como Astúrias, Guaiúba, Pitangueiras, Enseada e as avenidas Dom Pedro e Puglisi estão mais bem iluminados, favorecendo a circulação de moradores e visitantes.

A mudança já é percebida por quem vive na cidade. "A segurança aumentou muito. Ainda é preciso avançar na questão dos furtos, mas a melhora é visível. E as praias estão mais bonitas e movimentadas", afirma Dilza Maria Franchin, que veraneia no Guarujá desde 1981 e fixou residência no município em 2023.

CIDADE ORGANIZADA

Para garantir tranquilidade no mar e na faixa de areia, a prefeitura ampliou o quadro de guarda-vidas. Vinte e cinco profissionais temporários começaram a atuar em 6 de outubro; os contratos seguem até 6 de junho de 2026. A seleção foi feita em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo, que já conta com 40 guarda-vidas fixos e 43 temporários para a temporada.

Com a expectativa de receber cerca de 1,5 milhão de visitantes no período, Guarujá se apoia em sua ampla infraestrutura turística. O município concentra a maior oferta hoteleira do litoral paulista, além de uma rede diversa de hospedagens e serviços.

Com mais organização e um esquema robusto de segurança, a

Prefeitura de Guarujá espera fazer do verão 2025/2026 um marco para o turismo local — proporcionando experiências únicas aos visitantes e deixando um legado duradouro para quem mora na cidade.


 
 
 

Comentários


bottom of page