top of page

Guarujá fortalece alimentação infantil com Projeto VivaLeite


Iniciativa beneficia 469 crianças com distribuição mensal de leite enriquecido; famílias interessadas devem atualizar dados no CadÚnico

A Prefeitura de Guarujá, junto ao Governo do Estado, oferece o Projeto VivaLeite a 469 crianças entre seis meses e seis anos incompletos. No Município, a iniciativa acontece por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e garante uma alimentação mais nutritiva aos pequenos em situação de vulnerabilidade. Mensalmente, a Sedeas distribui 15 litros de leite pasteurizado fluído e enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

O programa social é voltado às famílias de baixa renda, preferencialmente com renda per capita entre um quarto e meio salário mínimo e que estejam devidamente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Cada família pode inscrever apenas uma criança para recebimento do benefício.

Atualmente, Guarujá atende a capacidade máxima definida pelo Estado. Porém, as famílias podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo para atualizar os dados no CadÚnico e solicitar a inclusão da criança na lista de espera. A entrada no projeto se dá à medida que surjam vagas, por desistência ou exclusões automáticas.

Para isso, os responsáveis devem apresentar os documentos da criança, o Número de Identificação Social (NIS) e passar por atendimento social. A realização da pesagem e medição da criança é obrigatória, feita na Unidade de Saúde indicada pelo Cras.

As regras do programa dispõem sobre a exclusão automática ao completar seis anos de idade, aumento na renda familiar per capita ou três ausências consecutivas não justificadas, tanto na retirada do leite quanto nas pesagens obrigatórias realizadas a cada quatro meses.

O VivaLeite é considerado um importante complemento alimentar é uma ação estratégica para combater a anemia ferropriva e promover o desenvolvimento saudável na primeira infância.


Confira os endereços e horários de funcionamento dos Cras de Guarujá

Cras Enseada (Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 – Balneário Cidade Atlântica)

Segunda a Sexta-feira, das 8 às 17 horas

Cras Santa Rosa (Rua Azuil Loureiro nº1020 – Santa Rosa)

Terça a Quinta-feira, das 13 às 17 horas

Cras Morrinhos (Rua Manoel Vicente Brito s/n – Morrinhos III)

Quarta e Quinta-feira, das 08h30 às 11h30, Segunda e Sexta-feira, das 13h15 às 16h15

Cras Vicente de Carvalho (Avenida Cunhambebe, 380 – Vila Alice)

Segunda e Sexta-feira, das 8 às 17 horas


 
 
 

Comentários


bottom of page